fbpx

A produção de eletricidade a partir da energia solar deverá liderar um aumento significativo do fornecimento de energia renovável durante a próxima década, tornando-se o “rei” das renováveis, aponta a Agência Internacional de Energia (AIE), citada pela Reuters. Um relatório da AIE aponta que, na próxima década, as energias renováveis vão ser responsáveis por 80% do crescimento da eletricidade.

O relatório afirma ainda que as energias renováveis poderão ultrapassar o carvão como a principal fonte de energia até 2025. E uma participação combinada entre solar fotovoltaico e eólico deverá aumentar 30% até 2030, sendo que a capacidade solar fotovoltaica deverá crescer em uma média de 12% ao ano.

“Vejo o solar se tornando o novo rei dos mercados mundiais de eletricidade”, apontou Fatih Birol, diretor-executivo da AIE, citado pela Reuters. O responsável pela entidade aponta ainda que a energia solar deverá estabelecer novos recordes de implementação anuais após 2022.

Para reduzir os custos de produção, a tecnologia e os mecanismos de suporte devem estar interligados para reduzir os custos do financiamento para os principais projetos. Ainda assim, na maioria dos países que têm apostado nesta energia, a energia solar fotovoltaica vem se tornando cada vez mais acessível.

Com o início da pandemia, a produção do petróleo diminuiu bastante, mas a geração de energia a partir de fontes renováveis foi a única fonte de energia que continuou a crescer em 2020, uma vez que não depende de mão humana, diferente do petróleo.

Apesar do aumento da implementação das energias solar e eólica, as emissões de carbono devem continuar a aumentar em 2021, após uma quebra de 2,4 gigatoneladas em 2020 devido à pandemia.

Fonte: O Jornal Econômico

Envie-nos uma mensagem