fbpx

Entender detalhadamente como funciona a energia solar é um importante requisito para a aquisição ou montagem de um sistema de captação de energia solar. A energia solar já é realidade em várias residências, comércios, indústrias, em áreas rurais e na geração de energia elétrica por meio de usinas solares, sendo uma ótima opção para economia na conta de luz, além de ser uma energia alternativa, renovável e limpa.

A energia solar funciona a partir de placas solares que captam luz, empregando o calor dos raios solares para geração de eletricidade (em sistemas de energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica) ou aquecimento de líquidos (energia solar térmica).

Existem 3 tipos de energia solar: a energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica e a energia heliotérmica. Cada uma atua de uma forma diferente.

A energia solar fotovoltaica funciona por meio do efeito fotovoltaico, que funciona quando partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando um deslocamento dos elétrons, o que cria uma corrente elétrica contínua. A energia solar térmica utiliza o sol como fonte de energia para aquecer líquidos e a energia heliotérmica também aquece líquidos e utiliza o vapor gerado para mover turbinas.

Falando mais sobre a energia solar fotovoltaica, que é o sistema que a Ecos trabalha, ele acontece quando há a utilização de painéis solares que captam a luz e, por meio do efeito fotovoltaico, geram energia elétrica, que é convertida pelo inversor solar, de corrente contínua para alternada, e, então, assim, a eletricidade é distribuída.

Se ficou alguma dúvida, entre em contato com a gente pelos nossos canais de comunicação que ficaremos felizes em poder te ajudar.

Envie-nos uma mensagem