fbpx

Não há lugar mais propício para ensinar às novas gerações sobre consciência social e a importância de preservar os recursos naturais do que as escolas. Para além do tradicional currículo, algumas instituições passaram a adotar sistemas que contribuem de fato com o meio ambiente, para o presente e o futuro. Dentre essas ações, o uso da energia solar fotovoltaica vem se destacando por fazer uso de uma energia renovável, limpa e que não agride o ambiente em que vivemos, além de ser um fator econômico de grande relevância.

Os alunos da Escola Evangélica Jaraguá, escola de educação básica em Jaraguá do Sul – SC, conhecem na prática o funcionamento de um sistema de energia solar. Desde 2017, a instituição tem instalada em seu espaço 237 placas fotovoltaicas, que permitem produzir sua própria energia. E como ponto extra, diminuir consideravelmente a conta de luz no fim do mês.

De acordo com o diretor da escola, professor Leopoldo Fenner, a iniciativa de instalar a energia solar se deu pelo desejo de atuar de acordo com os princípios da instituição, de fazer algo que colabore com o meio ambiente.
“Por sermos uma entidade de educação, sempre trabalhamos com os alunos de forma a usar os recursos da natureza com coerência, de maneira correta e de forma a poluir menos. O uso da energia solar nos ajuda a manter esses princípios, pois é limpa, ecologicamente correta e não agride o meio ambiente”, afirma o diretor. Para Fenner, essa é também uma oportunidade para os estudantes aprenderem na prática o funcionamento desse tipo de energia.

A questão econômica também foi fator de grande importância para a instituição. Segundo Fenner, nesse período de uso dos módulos fotovoltaicos, a escola conseguiu reduzir consideravelmente a conta de luz. “De mais de 12 mil reais por mês, ela passou para pouco mais de dois mil reais. Uma diferença de 10 mil e uma economia anual de mais de 120 mil. Como gestor, preciso estar atento e observar vários aspectos econômicos, com foco em evitar desperdícios e tornar o recurso investido no mais eficiente possível. Começamos a prestar atenção em qual era a melhor maneira e concluímos que o ganho maior seria com a energia solar.” Dessa forma, fica claro a consciência ambiental que o uso de energia solar traz para a vida das pessoas. 

Fonte: G1

Envie-nos uma mensagem