fbpx

Investir em um sistema de Energia Solar Fotovoltaica tem se tornado cada vez mais comum entre aqueles que estão cansados de pagar caro em sua conta de luz. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) estima que em 2024, haverá aproximadamente 900 mil sistemas de energia solar conectados à rede no território brasileiro.
Mas antes de sair por aí procurando o melhor modelo de projeto solar para sua casa ou empresa, é aconselhável que você aprenda um pouco sobre o assunto e conheça as vantagens e as desvantagens de adquirir tal produto/serviço. Para lhe ajudar nisso, nós da Ecos Solar Fotovoltaica trouxemos os principais benefícios e infortúnios de adquirir um sistema de energia solar, vamos lá?

Vantagens da Energia Solar

 

1 – Economia de até 95% em sua conta de Luz

A energia solar gera por mês uma economia que varia de 50% a 95% na conta de luz se comparado a um sistema convencional. Ou seja, se você paga 200 reais de energia, ao instalar o sistema poderá economizar até 190 reais por mês, pagando apenas 10 reais no seu boleto de luz.  No Brasil, ainda existe a vantagem da quantidade de energia que pode ser gerada devido à grande disponibilidade dos raios de sol que podem ser captados pelos painéis solares.

 

2 –  Retorno do investimento (Payback)

Com a economia de até 95% que já citamos acima, o investimento feito para instalação de placas solares acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos.  Especialistas apontam que o payback desse investimento varia, em média, de 3 a 5 anos. 

 

3 – Fonte de Energia Sustentável

Uma das principais vantagens que a energia solar traz, é que ela é sustentável e totalmente renovável, ou seja, uma fonte de energia limpa, que não agride o meio ambiente e que é advinda de recursos naturais inesgotáveis, como o sol. Sendo assim, toda produção de energia que conte com a utilização da radiação solar não terá preocupações quanto à sua finitude, ao contrário do que ocorre com outras fontes.

 

4 – Baixa necessidade de manutenção 

Podemos destacar também a baixa necessidade de manutenção que a tecnologia da energia solar possui. Comparando com a de um carro, por exemplo, que exige uma manutenção periódica, os sistemas fotovoltaicos necessitam de uma manutenção muito baixa. As mais comuns são a lavagem dos módulos a cada 6 meses que pode ser feita pelo próprio dono do sistema, e a manutenção elétrica, realizada apenas uma vez ao ano. Nessa última, são averiguadas as condições de atuação dos dispositivos de proteção, como disjuntores e fusíveis, o que garante o ótimo funcionamento do sistema fotovoltaico.

 

5 –  Enorme vida útil do sistema

 

Como se não bastasse todas as vantagens mencionadas acima, um sistema solar fotovoltaico possui mais de 25 anos de vida útil, gerando energia elétrica limpa, sustentável e de qualidade, sem prejudicar o meio ambiente. Isso ocorre pois a perda da eficiência desse tipo de sistema é muito pequena, os fabricantes garantem 80% de potência em 25 anos (uma perda de 0,8% anual). O que diferencia a Ecos  das outras empresas do setor é que somos especialistas em MLPE, ou seja, uma categoria premium de produtos fotovoltaicos. Oferecemos somente equipamentos de excelência que possuem garantias até 5x maiores que as dos concorrentes.

Desvantagens da Energia Solar


1 – Investimento inicial alto

A compra e instalação de um sistema fotovoltaico, seja ele conectado à rede (On-Grid) ou isolado (Off-Grid), representa um valor de investimento inicial considerado alto por algumas pessoas. Grande parte desse custo vem dos inversores interativos ou “grid-tie”, que para essa potência, custam aproximadamente R$ 3.500,00. Já nos sistemas isolados de mesma potência, um de seus principais componentes, as baterias estacionárias, custam em média R$ 1.500,00 a unidade.

A boa notícia é que atualmente, a maioria dos bancos oferecem linhas de financiamento específicas para o sistema solar. A Ecos, por exemplo, tem parcerias com diversos bancos para ajudar o nosso cliente a encontrar a melhor opção de financiamento. Esse tipo de aporte ajuda a suavizar o valor inicial do investimento, pois com ele é possível negociar um financiamento em que a sua parcela fique igual à fatura mensal de sua eletricidade.

Com isso, no final do mês, o valor pago ao financiamento substituirá o valor que seria pago com a fatura de energia. Após quitar o financiamento, não terá mais despesa com banco nem com a conta de luz.


2 – Dependência do clima


Embora a energia solar ainda possa ser coletada em dias nublados e chuvosos, a eficiência do sistema solar cai em tais períodos. Os painéis solares dependem da luz solar para coletar efetivamente a energia solar. Portanto, alguns dias nublados e chuvosos podem ter um efeito perceptível no sistema de energia. Você também deve levar em consideração que a energia solar não pode ser coletada durante a noite.


Felizmente, o Brasil possui uma das maiores radiações solares do mundo e pode-se despriorizar essa dependência em comparação com outros países do mundo. Além disso, a Aneel introduziu o chamado Sistema de Medição Líquida, que permite injetar o excesso de energia produzida na rede e receber créditos da concessionária para compensar o consumo quando o sistema solar está desligado ou com geração baixa.

3 – Mudança na aparência do imóvel

 

Instalar sistemas fotovoltaicos nos telhados de imóveis residenciais e comerciais pode acarretar na mudança estética da fachada original do local. Sendo assim, é recomendável  que ao instalar os módulos, a opinião dos arquitetos e engenheiros responsáveis pela obra seja levada em conta, para se obter o melhor custo benefício do seu projeto. 

Atualmente, construções de imóveis já possuem soluções em sustentabilidade ainda na fase de projeto, com telhados desenhados com as direções e inclinações adequadas para receber o sistema fotovoltaico (telhados com a face voltado para o Norte, por exemplo).

Essa medida é muito importante, pois demonstra a total integração entre o projeto arquitetônico e o projeto elétrico civil. No entanto, a quantidade final de placas solares em uma residência ou empresa depende diretamente do consumo do imóvel a ser atendido. 

Conclusão

A verdade é que mesmo com algumas desvantagens, investir em um sistema de energia solar fotovoltaica se tornou a melhor opção para quem quer economizar de verdade. O custo benefício a curto, médio e longo prazo ao instalar esse sistema é enorme, e de quebra você ainda ajuda a salvar o meio ambiente.

Vale ressaltar também que energia solar não é tudo igual, e para que você consiga obter o máximo de retorno possível ao instalar um sistema, é extremamente importante contratar uma empresa com experiência comprovada no setor fotovoltaico.

E aí gostou do conteúdo e deseja saber um pouco mais sobre energia solar? Então entre em contato conosco clicando aqui que tiraremos todas as suas dúvidas. Esperamos você.


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Envie-nos uma mensagem