fbpx

10 dicas para economizar na sua conta de energia

Regular a temperatura do ar, ensaboar-se com o chuveiro desligado, investir em Energia Solar Fotovoltaica, todas essas são excelentes sugestões para você reduzir o seu consumo de energia, e nós da Ecos falaremos sobre essas e outras dicas para lhe ajudar a economizar o seu dinheiro.

Atualmente, a conta de energia é a principal inimiga do bolso da maioria dos brasileiros. O seu grande aumento é consequência da crise hídrica que afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) hoje, o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos. 

Por conta disso, a alta acumulada nas contas de luz dos brasileiros chegou a 16,07%, no ano. Para se ter uma ideia, esse valor é 3 vezes maior que o IPCA-15 anual, uma prévia da inflação oficial do país, que acumulou alta de 5,81% até aqui, segundo o IBGE. Já em 12 meses, a energia elétrica acumulou alta de 20,86%, mais que o dobro da inflação acumulada no período, que foi de 9,3%. Confira no gráfico abaixo:

Com o agravamento da crise, o governo criou a bandeira de escassez hídrica, e a previsão é que essa bandeira permaneça em vigor até 30 de abril de 2022.  

Sendo assim, é preciso encontrar formas de reduzir o consumo de energia, seja na sua casa ou empresa, no intuito de economizar no boleto de luz ao final do mês. E foi pensando nisso, que nós da  Ecos Energia Solar Fotovoltaica trouxemos 10 dicas para ajudar você a economizar o seu dinheiro.

1 – Desligue a TV sempre que não estiver assistindo.

Essa dica pode parecer meio óbvia ( e talvez ela seja mesmo), mas inúmeras pessoas têm o hábito de dormir com o televisor ligado e isso pode ser um grande vilão para o seu bolso. Segundo a Enel, o uso da TV pode representar 15% do valor da sua conta de consumo de energia, então, quando não estiver assistindo a tv, desligue-a. Você também pode programar o  seu desligamento automático no controle remoto. 

2 – Ao ensaboar, deixe o chuveiro desligado

Você sabia que o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência? Como é um dos equipamentos domésticos de maior potência, acaba consumindo mais energia e, como consequência, impacta diretamente o valor da conta de energia. Por isso é importante mantê-lo desligado ao se ensaboar.

3 – Diminua o tempo de uso do secador de cabelo

Quando for usar o secador, é importante secar os cabelos com a toalha o máximo possível antes de ligá-lo, uma vez que esse tipo de aparelho é um dos vilões do consumo de energia e deve ter seu tempo de uso limitado a poucos minutos;

4 – Utilize a máquina de lavar em sua capacidade máxima

Para lavar roupas, uma dica é usar a máquina de lavar na capacidade máxima e não colocar mais sabão do que o recomendado pela fabricante do aparelho, evitando que o enxágue ocorra repetidas vezes. Assim o tempo de uso da máquina diminuirá consideravelmente. 

5 – Não deixe luzes acesas desnecessariamente

Na iluminação, além de desligar as luzes sempre que possível, é válido trocar lâmpadas incandescentes de 100W por fluorescentes de 32W. A Enel estima uma economia de aproximadamente 60% no consumo de energia elétrica. Lâmpadas duplas ou triplas com reatores eletrônicos e fluorescentes compactas ou circulares podem consumir um terço a menos de energia do que as lâmpadas incandescentes. De quebra, essas lâmpadas ainda podem durar 10 vezes mais do que as outras;

6 – Regule a temperatura do ar-condicionado

Ao utilizar o ar-condicionado, deixe sempre a temperatura em 23 graus, assim você gastará menos energia. Afinal, quanto mais frio, mais energia é consumida. Vale ressaltar também, a importância de desligá-lo sempre que não estiver no ambiente.

7 –  Procure passar todas as suas roupas de uma única vez

Quando for passar suas roupas, passe o máximo de peças possível. Segundo a Enel, o maior consumo de energia deste produto ocorre toda vez que ele é ligado.

8 –  NÃO utilize a parte de traz da geladeira para secar roupas

A grade traseira é um condensador que troca calor com o ambiente e por isso, não pode ficar obstruída. Se você colocar roupas ou tênis para secar atrás da geladeira, prejudicará seu funcionamento e aumentará o consumo de energia ou, em casos extremos, causar danos irreversíveis ao compressor e ao eletrodoméstico

 9 – Ao viajar, desligue a chave geral de energia da sua casa

Vai ficar fora de casa por muitos dias? Desligar a chave geral de energia pode ser uma boa pedida. Desse modo, nada que esteja conectado à tomada irá consumir energia sem necessidade.

10 - Invista em um Sistema Energia Solar Fotovoltaica

 Investir em um sistema de Energia Solar Fotovoltaica tem se tornado cada vez mais comum entre aqueles que estão cansados de pagar caro em sua conta de luz. Ao instalar placas solares, você obtém até 95% de economia em seu boleto todo mês, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). 

A boa notícia é que a Ecos Solar Fotovoltaica possui os melhores profissionais e equipamentos premium para elaborar o projeto que mais se enquadra com o seu perfil, pois a nossa missão é zelar pela sua economia e pelo seu bem estar. 

 

Ficou interessado? Então clique aqui e solicite o seu orçamento sem nenhum compromisso.

E aí, esse conteúdo foi útil para você? Então comente aqui, pois queremos saber, e não se esqueça de compartilhar o blog com os amigos, ok? Até a próxima!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Envie-nos uma mensagem