fbpx

O Brasil possui enorme potencial energético solar em todo território. Há um interesse cada vez maior da população, das empresas e também dos gestores públicos em gerar energia renovável, segundo presente da Absolar.

Apesar do avanço da tecnologia no Brasil, o aproveitamento de energia ainda está abaixo do potencial. São mais de 15 anos de atraso em relação ao setor fotovoltaico de outras países, mesmo contando com uma posição no globo mais privilegiada para geração de potência limpa.

Confira 5 motivos para adotar a energia solar e promover este avanço no país:

1. Economia na conta de luz

Esse é o principal atrativo. Com a utilização de um sistema solar, é possível chegar a 90% de economia e o investimento costuma sair em torno de R$15 mil, pensando em uma residência comum entre os brasileiros, de uma família de 4 pessoas.

Dependendo do tamanho do imóvel, do consumo da potência e dos equipamentos, é necessário uma quantidade maior de módulos fotovoltaicos.

2. Retorno do investimento

O retorno não demora e o equipamento se paga em um prazo de 4 a 7 anos, de acordo com a Absolar. Tudo depende de como a energia é utilizada. Após este período, a economia se transforma em lucro.

3. Pouca manutenção

O período de revisão é considerado baixo. A limpeza dos módulos pode ser feita pelo próprio consumidor, o que já reduz gastos também. No entanto, 1x ao ano é necessária uma inspeção elétrica do sistema para que ele siga trabalhando com qualidade.

4. Vida útil

O período de vida é considerado longo, em torno de 25 anos. 

5. Valorização do imóvel

O preço médio das propriedades que contam com sistemas solares, têm aumento de até 10%, além de ser um investimento que garante a economia de energia.

Envie-nos uma mensagem