fbpx

Duas usinas fotovoltaicas iniciaram suas atividades buscando o abastecimento do datacenter do Facebook, situado nos Estados Unidos, no estado da Georgia. As plantas Odom Solar Farm e Appling Solar Farm foram entregues no final de 2020 e elaboradas pelas empresas de energia Silicon Ranch e Walton EMC.


Os empreendimentos encontram-se inseridos em uma parceria que irá direcionar energia cem por cento renovável à instalação do Facebook, na qual a Silicon Ranch e a Walton EMC irão desenvolver seis projetos de geração limpa na área, responsáveis por uma produção de 435 MWac. “Essa parceria beneficia não apenas nossos clientes, como o Facebook, mas também as comunidades locais”, afirmou Ronnie Lee, CEO da Walton EMC.


“Agradecemos a Walton EMC e a Silicon Ranch pela parceria e por compartilhar nosso compromisso de ter um impacto positivo nas comunidades em que estamos instalados”, disse Urvi Parekh, diretora de energia renovável do Facebook. Ela anunciou que os empreendimentos de geração solar auxiliarão a empresa a atender ao objetivo de alimentar o datacenter com energia totalmente renovável, resultante do projeto realizado na Georgia.


As duas usinas foram adicionadas à Bancroft Station Solar Farm, uma planta solar que foi comissionada em 2019 e que possui 102.5 MWac. Neste momento, a Silicon Ranch está elaborando três projetos remanescentes do contrato. A expectativa é que, até o final de 2021, eles sejam entregues. Segundo a Silicon Ranch, as usinas têm uma visão abrangente em relação ao gerenciamento de terra no qual, simultaneamente, a empresa irá recompor o ecossistema da vegetação do solo e irá conservar a produção agrícola na propriedade.


O Facebook divulgou, em outubro, uma parceria com a companhia Sunseap Group, de Singapura, visando a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados de prédios de moradias populares. Esse projeto será responsável por gerar energia elétrica para abastecer seus escritórios e datacenters no país.
O sistema terá uma capacidade máxima de 100 MW, com início das atividades previsto para 2022. A instalação dos painéis acontecerá em 49 repartições públicas e 1.200 prédios residenciais. Nessa parceria, o contratante aceita comprar a energia que será gerada durante o funcionamento do sistema por um preço preestabelecido, caracterizando um acordo do tipo “virtual power purchase agreement” (VPPA).

Fonte: Portal Solar

Envie-nos uma mensagem